Conversa: Art and education – Empowering young people

Com Mark Miller (Tate Britain/Tate Modern) e Adama Sanneh (Moleskine Foundation)
Data: Quinta-feira, 6 de Setembro 2018, 18:00 horas
Moderação: Bruno Leitão
Entrada Livre

“Os jovens têm trabalhado enquanto colaboradores, contribuidores de movimento coletivo de mudança, em várias instituições culturais internacionais. A sessão focar-se-á nos Jovens e na maneira como a arte multidisciplinar, a colaboração e a produção cultural podem impulsionar acções de mudança positiva. Este trabalho destaca também o papel da arte, dentro das instituições artísticas, enquanto catalisador da igualdade social e de competências transferíveis. A sessão pretende igualmente destacar o papel dos jovens dentro das organizações culturais e os métodos utilizados para desenvolver a propriedade cultural, relevância e representação em espaços culturais.”
– Mark Miller

Mark Miller é coordenador dos Programas para Jovens “Circuit” na Tate Modern e na Tate Britain. Desde 2006 que o seu trabalho na Tate é ser responsável por estabelecer a visão, direção e implementação de programas, projetos e eventos, tanto nacionais como internacionais. Isto inclui o “Circuit”, um programa nacional que existe há quatro anos e que junta jovens dos 15 aos 25 anos às artes nas galerias, Tate Collective London e o Programa Europeu Youth Interchange do British Council. Outros projetos incluem o Hyperlink Festival, o Undercurrent (parte do The Tanks Art In Action) e o Turbine Festival na Tate Modern, o TENT Rotterdam X Tate, o BP Saturdays Loud Tate e o Late at Tate Britain.

Pode a criatividade mudar o mundo?

“A Moleskine Foundation é uma organização sem fins lucrativos que acredita na qualidade da educação enquanto elemento fundamental para criar mudanças positivas na sociedade e para impulsionar um futuro coletivo. Focando-se em comunidades afetadas pela privação cultural e social, a Fundação está empenhada em providenciar aos jovens ferramentas e experiências educacionais não convencionais que ajudem a fomentar o pensamento crítico, a criatividade e a aprendizagem ao longo da vida. Para alcançar este objetivo, a Fundação trabalha no cruzamento entre três principais áreas: educação inovadora, arte e cultura para transformação social, defesa e sensibilização transcultural. Com especial enfoque em África e a sua diáspora, a Fundação trabalha em colaboração com organizações locais para financiar, apoiar e co-criar uma ampla gama de iniciativas distintas.

Em conjunto com parceiros e bolsistas, a Fundação procura catalisar mudanças sistémicas através de uma abordagem aberta, participativa e inter-setorial. O Co-Fundador e COO Adama Sanneh apresentará a nova estratégia da Fundação e as suas principais iniciativas com foco específico no papel que a criatividade e a arte podem desempenhar na transformação social.”
– Adama Sanneh

Adama Sanneh é o Co-Fundador e COO da Moleskine Foundation, empenhado na promoção, defesa e desenvolvimento de iniciativas que mostram o papel que a arte e a cultura podem desempenhar na mudança social e no desenvolvimento económico. Formou-se em Gestão Pública (MPM) pela Universidade Bocconi e obteve um MBA pela Universidade de Genebra.